04 agosto, 2006

Vamos papear

A idéia de fazer espaços mais ordenados de debate flutua pelo ar blogosférico. Alguns exemplos são os "blog carnivals" e as mesas-redondas promovidas pelo Osame no Semciência.

A proposta para este espaço, que fiz ontem no Ciência e idéias, é um pouco diferente. Vamos escolher um tema por mês, sobre o qual quem quiser escreve um texto, conta uma história, mostra uma foto, faz um desenho, o que for. O grosso da publicação estará nos respectivos blogues, aqui poremos só resumos, ou chamadas com o linque. Proponho bloquearmos a possibilidade de comentários ao fazer a publicação nos blogues pessoais (no blogger sei que é uma opção fácil, logo abaixo da janela onde escrevemos). Na última linha da publicação, escrevemos algo como "deixe seu comentário aqui", com um link no "aqui" para esta roda.

A partir das experiências diversas, todos poderão conversar através das janelas de comentário. Quem não escreveu texto ou quem não é cadastrado no blogue também! E quem se cadastrar, não precisa escrever todo mês. A proposta é ter um ponto de encontro, não criar uma obrigação!

Quem quiser se cadastrar e fazer parte deste blogue comunitário, pode me mandar uma mensagem para mariamsguimaraes@yahoo.com.br. Os cadastrados são sobretudo blogueiros, afinal são as pessoas que descobriram esta forma de trocar idéias e gostaram dela. Mas se você não tem um blogue mas também quer publicar um texto, é só avisar. Nesse caso o texto inteiro ficaria aqui.

Abaixo, as sugestões para o primeiro tema de debate. Que tal votarmos? No domingo eu conto os votos e assim definimos o tema de agosto.
  1. Multidisciplinaridade
  2. a questão do jovem-pesquisador (incluindo questões sobre "se pesquisa de brasileiro feita no exterior é brasileira", "se pesquisa em colaboração BR/exterior é... o quê?" e assuntos similares, afinal, "o QUÊ é a tal Ciência Brasileira?")
  3. a internet na academia: tipo "the good, the bad and the ugly" (como se dá o benefício da comunicação e as distorções de uso - orkut, chats, e cia?! e onde o "blog" entra nisso?)
  4. ciência vs divulgação científica: a importância da comunicação
  5. patrulhismos em ciências: vários temas polêmicos (diferenças homem/mulher; questões de raça; QI; determinismo genético, etc)
  6. compartilhamento de idéias
  7. senso comum
  8. relacão ciência e arte
  9. A ininputabilidade (ou seja o fato de eles não serem punidos pela nossa Justiça) dos índios brasileiros
O design deste blogue é uma homenagem ao nosso sumido Osame. Quando vi essas bolinhas me lembrei das redes de elementos excitáveis que ele gosta de desenhar - são bolinhas interligadas de formas diversas. Os risquinhos que nos unem não estão desenhados no fundo da tela, mas é o que vamos fazer com nossas trocas de idéias.

16 comentários:

João Carlos disse...

Como "ficar de boca fechada" não é - sequer - um dos meus defeitos, já chego comentando.

E, apesar de ter sugerido o primeiro tema, meu voto vai para a opção 4 - ciência e divulgação científica (por motivos que você deve achar óbvios).

Lucia Malla disse...

Meu voto eh para numero 3 e 4. (Voto em duas opcoes vale?)

Sugiro tbm temas ligados aos problemas atuais, como aquecimento global e a perspectiva da midia, ou a destruição da Amazonia para fazendas de soja.

Excelente iniciativa.

Maria Guimarães disse...

oba! começamos.
como temas não parecem ser um problema, sugiro o seguinte: a gente vota só nos que já estão propostos, os 9. e outras sugestões que aparecerem aqui - como as da lucia aí em cima - já entram para a votação do mês que vem.
o que vocês acham?

João Giovanelli disse...

E meu voto vai para:ciência vs divulgação científica: a importância da comunicação.

Com certeza um tema interessante....

João Carlos disse...

Maria, sobre sua idéia de colocar os novos temas no fim da fila, para o próximo mês, concordo (hmmm... como se eu tivesse direito a voto...)

Perguntinha: escolhido um determinado tema, vale postar links para matérias antigas (ou seja, já "blogadas")?

João Carlos disse...

E obrigado pelo convite (devidamente aceito - eu ia lá perder uma oportunidade dessas?...)

Maria Guimarães disse...

ei joão carlos, este blogue é nosso, não meu! quem quiser, vota!
quanto a textos antigos, claro! se alguém já escreveu algo de interesse pro tema, é só escrever a chamada e pôr aqui com o linque.

Anselmo Augusto de Castro disse...

Olá Roda,
voto para tema inicial, ciência vs divulgação científica.

Abraços hiperlincados

Silvia Cléa disse...

Nosssa, escolher...ó dúvida cruel!!! Tantos temas ótimos!...
Estou entre 3 e 4...mais tendente à terceira, ok?
Vamos lá!
[]s, a todos...

Daniel Doro Ferrante disse...

Fala Pessoal!

Cheguei também!!! :-)

Bom, como sou um camarada de personalidade forte e gosto de discordar da maioria (no melhor estilo 'se hay gobierno jo soy contra!' ;-), vou votar para: (3) e (4)! :-D

E, de quebra, já sugiro: Pelo visto o (4) está na liderança e o (3) em segundo lugar, ou seja, já temos tópicos pros 2 primeiros meses! ;-)

Abraços pra todos, []'s!

Maria Guimarães disse...

ei daniel, chegou tarde! você não viu que finalizei a votação ontem à noite? veja o post mais recente.

via gene disse...

Eu também cheguei tarde... fiquei 2 dias sem acesso à internet (12hs no carro entre Brasília e Campinas) e descansando no Domingo :)...

Então, quem sabe da próxima vez a gente podia dar "um tempinho" maior para contar os votos?

Por outro lado, isso talvez não seja pertinente neste caso, pois meu voto também iria para a questão da ciência vs divulgação científica, e depois a "internet na academia"...

e fico feliz de ver o "Roda" a todo vapor!

e... que dia mesmo que "vai ao ar" a contribuição mensal de agosto? Acho que perdi alguma coisa...

abraços,

ana claudia

Adilson J A de Oliveira disse...

Estou chegando mais tarde aind.
Foto também no 4, se for possível ainda.
Gostaria de participar sempre das discussões.
Estamos em São Carlos lançando na UFSCar um site de divulgação científica.
Ele estará no ar em setembro.
Em breve darei notícias
Um abraço a todos.
Adilson

Rogério Silva disse...

Ana Claudia do Via Gene me convidou a participar da votação, não sei se já chego meio tarde, mas como a psicanálise já teve nos primórdios as suas brigas com as ciências (a medicina em particular), fiquei um pouco receoso.
De qualquer maneira eu acredito que nos itens 1, 4, 5 e 6 podemos colaborar e se há tempo aí estão meus votos. Achei bastante interessante a idéia proposta.
Um grande abraço
Rogério

Osame Kinouchi disse...

Oi MAria, como eu faço para me cadastrar. Ficou sabendo que nosso projeto CNPq foi recusado. Mas talvez isto tenha sido bom, as coisas mudaram muito nos ultimo tempos, nao?

Anônimo disse...

Preciso URGENTE de informações sobre um site ou blog sobre erros na ciencia, teorias que não deram certo etc..! Alguem pode me ajudar. Obrigado.
Xyko